Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Transferência das instalações do Comando de Defesa Cibernética ao Comando de Operações Terrestres
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Transferência das instalações do Comando de Defesa Cibernética ao Comando de Operações Terrestres

291117a2Brasília (DF) – Nessa segunda-feira, 27 de novembro, em Brasília, foi realizada a cerimônia de passagem das instalações do Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER) e do Centro de Defesa Cibernética (CDCIBER) para o Comando de Operações Terrestres (COTER). O evento ocorreu no 3º piso do Bloco "H" do Forte Caxias - Quartel-General do Exército, sendo presidido pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha.

Por meio da Portaria nº 219, de 30 de maio de 2017, o Estado-Maior do Exército decidiu concentrar as Organizações Militares de Defesa Cibernética, de modo definitivo, na área do atual Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica (CCOMGEX), no Setor Taquari, em Brasília. Dessa forma, estabeleceu-se a data de 31 de dezembro de 2017 para a conclusão do processo de mudança.

O COMDCIBER e o CDCIBER passarão a funcionar no Forte Marechal Rondon, compartilhando com o CCOMGEX uma área aproximada de 4500 m². O início das atividades cibernéticas no novo espaço será celebrado com uma solenidade programada para o dia 1º de dezembro, às 10 horas. No espaço cedido pelo COMDCIBER no Forte Caxias, foram implantadas as novas dependências da 3ª Subchefia do COTER e do Centro de Doutrina do Exército.

O Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Angelo Kawakami Okamura, ressaltou que as passagens de instalações de uma OM para outra normalmente ocorrem por simples atos administrativos. Porém, sugeriu a realização da cerimônia para marcar "uma mudança de mentalidade, simbolizando o compromisso de devolver aquilo que nos é confiado guardar em condições melhores que as recebidas".

Já o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, comentou que a mudança foi benéfica para todos, "pois concentrou as atividades do COTER e do COMDCIBER em espaços próximos, contribuindo para as atividades funcionais de cada um e permitindo melhor assessoramento ao escalão superior, que é o Exército".

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página