Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > LUCERNA
Início do conteúdo da página


LUCERNA“Antes de tudo, Inteligência!”

Vital para a tomada de decisões, a Inteligência Militar (IM) é uma importante ferramenta de planejamento para o Exército por sua capacidade de reduzir as incertezas que interferem no cumprimento das missões constitucionais da Força.

Nesse mister, cabe ao Sistema de Inteligência do Exército (SIEx) produzir o conhecimento necessário a todos os níveis decisórios dentro do Exército e colaborar com as necessidades das demais Forças Singulares, Ministério da Defesa e órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

Para acompanhar a velocidade crescente do fluxo de informações e a evolução dos diversos tipos de conflito, é preciso manter a Inteligência Militar com pessoal permanentemente especializado, além de garantir meios modernos e instalações adequadas, em condições de atender às demandas de informação precisa e confiável, cada vez mais frequentes.

A Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END) orientam a organização e a modernização do instrumento militar brasileiro, bem como seu preparo e emprego, de forma condizente com a estatura político-estratégica do Brasil. Nesse sentido, foi inserido no Portfólio Estratégico do Exército (Ptf EE), especificamente no Subportfólio “Defesa da Sociedade”, o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) LUCERNA. Este Programa visa a transformar o SIEx por intermédio da modernização da estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), da atualização do ensino de IM e do aperfeiçoamento das estruturas de Inteligência voltadas para obtenção e análise.

O Prg EE LUCERNA teve sua origem no Projeto (Pjt) de mesmo nome, implantado em maio de 2014 com o objetivo de “dotar o Exército Brasileiro de uma nova estrutura para o SIEx, com vistas a impactar os processos de apoio à decisão pela integração das estruturas de análise de inteligência às de obtenção de dados de diversas fontes”. Como exemplo de resultados do Pjt LUCERNA, e em coordenação com outros Prg EE, implantou-se o 6º Batalhão de Inteligência Militar (6º BIM) no Comando Militar do Oeste, aprimorou-se o ensino da Disciplina IM no âmbito dos Estabelecimentos de Ensino do Exército, aperfeiçoaram-se meios de TIC de diversas estruturas de IM e iniciou-se a construção da nova Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx).

A importância do Programa decorre da necessidade inadiável de ampliação das capacidades relacionadas ao SIEx. Dessa forma, o Prg EE LUCERNA contribui decisivamente para a geração de poder de combate, proporcionando as condições necessárias para a F Ter atuar nas operações no amplo espectro e responder adequadamente às demandas atuais e futuras da sociedade brasileira.

Fim do conteúdo da página