Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Subsistemas de Artilharia se integram em contexto tático para aprimoramento da função de combate “Fogos”.
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Subsistemas de Artilharia se integram em contexto tático para aprimoramento da função de combate “Fogos”.

  • Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 10h46

guaraniCuritiba (PR) – Foi realizada, entre os dias 2 e 6 de outubro, no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras (SC), a Operação Setembrino de Carvalho, para adestramento da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5).

A operação contou com a participação de Grupos de Artilharia de Campanha (GAC) e outras organizações militares integrantes da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz). Seu objetivo foi completar o adestramento das Unidades de Artilharia, certificando-as para a aplicação da função de combate fogos, em prol de suas Grandes Unidades e Grande Comando.

Ao longo da semana, inseridas no contexto tático de uma defesa móvel, as tropas puderam aprimorar o adestramento por meio de estudo de situação de Estado-Maior, planejamento de emprego tático e coordenação de fogos, além da integração dos subsistemas de Artilharia.

Os GAC e a 11ª Bateria de Antilharia Antiaérea Autopropulsada realizaram o planejamento e a ocupação de posições provisórias, iniciais e de manobra, o que permitiu exercitar suas capacidades operativas.

Na noite de 5 de outubro, ocorreu o desencadeamento de fogos defensivos em proveito das peças de manobra, concomitante com a iluminação do campo de batalha (tiro iluminativo de artilharia).

No dia seguinte, a atividade foi coroada com a execução de fogos em apoio ao contra-ataque de destruição, oportunidade em que diversas autoridades, civis e militares, além de integrantes da reserva, puderam acompanhar e compreender a situação tática, materializada no terreno por um giro do horizonte e por uma demonstração de apoio de fogo ao acolhimento da Força de Cobertura.

Em seguida, houve a execução do tiro real de diversos tipos de armamento, dentre eles os Obuseiros M101, M108 AP, M109 AP e L118 Light Gun, da Artilharia de Campanha; a Viatura Blindada de Combate de Defesa Antiaérea Gepard 1A2, da Artilharia Antiaérea; a Viatura Blindada de Reconhecimento Cascavel, das Unidades de Cavalaria Mecanizadas; e o Morteiro Pesado 120 mm, das tropas Blindadas e Mecanizadas.

Estiveram presentes o Comandante da 5ª DE, General de Divisão Lourival Carvalho Carvalho; o da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; o da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; o da 5ª Bda C Bld, General de Brigada Jorge Roberto Lopes Fossi; e demais oficiais-generais, autoridades civis e militares e convidados.

A operação, que se revestiu de ampla coordenação logístico-operacional e elevada complexidade, contou com a participação de 1.150 homens, das 15 organizações militares participantes, e com o emprego de 194 viaturas sobre rodas e 39 viaturas blindadas. Possibilitou, ainda,  às  Unidades participantes, a avaliação do adestramento, bem como a otimização de sua operacionalidade, antecedendo a participação nos respectivos exercícios de suas Grandes Unidades.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página