Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > EPEx Participa de Curso de Gestão de Riscos e Controle Interno da CGU
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

EPEx Participa de Curso de Gestão de Riscos e Controle Interno da CGU

27 062017
Nos dias 22 e 23 de junho de 2017, integrantes da Assessoria de Gestão do Portfolio/EPEx participaram do Curso de Gestão de Riscos e Controle Interno da Corregedoria-Geral da União (CGU), organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Cento e trinta pessoas participaram da atividade, oriundas do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e da Forca Aérea Brasileira. O mesmo Curso já foi realizado pela CGU em dezenas de Órgãos da Administração Pública Federal.

O objetivo geral do evento foi apresentar os conceitos de Gestão de Riscos necessários à implantação da estrutura de governança, gestão de riscos e controles internos, prevista na IN MP/CGU 01/2016.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro RAUL BOTELHO. As palestras foram ministradas pela Sra KAREN CREMER, Coordenadora-Geral de Auditoria na área de minas e energia da CGU, e segundo a palestrante, “não é um curso só de sensibilização, mesmo com um público maior que o comum. É um curso de aprofundamento na área de gestão de riscos no setor público. É o começo de um estudo que deve ser feito por todos e, sem dúvidas, traz benefícios e otimiza o serviço público. Algo muito bom que vimos foi a presença de oficiais superiores até soldados, e isso é importante porque gestão de riscos é uma tarefa coletiva, de todos”, explicou. Além dela, outros quatro auditores da CGU participaram do Curso, como monitores.

A ementa do Curso consistiu em: conceitos básicos sobre gestão de riscos e controles internos; evolução histórica de riscos e controles; métodos e normativas nacionais e internacionais sobre gestão de riscos; aplicações do tema no Poder Executivo Federal; objetivos da organização; etapas e técnicas para implantação da gestão de riscos; aplicação das etapas em estudo de caso voltado para setor público; outras formas de definição do nível de riscos; diferenciação entre apetite e tolerância a riscos; princípios e objetivos do controle interno; processo de controle interno e suas limitações; responsabilidade dos gestores e dos auditores; linhas de defesa e formas de atuação quando o risco se materializa.

227 062017

Para o Coronel MARCEL GOMES MOURE, do EMAER, o Curso de Gestão de Riscos e Controle Interno da CGU é um marco na reestruturação da FAB. “Se olharmos a história da FAB, já fazíamos o gerenciamento de risco, mas com foco na atividade operacional de aviação. Porém, o que se quer com essa instrução da CGU é que mude a cultura de sistematização de riscos em diversas áreas: ambiental, financeira, logística, segurança. Agora estamos finalizando um curso e, desta maneira, entendemos que a FAB está intimamente aliada com as orientações da CGU”, finalizou.

Fonte:www.fab.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página