Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exército na maior feira de defesa na América Latina
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Exército na maior feira de defesa na América Latina

  • Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 10h34

 article

Rio de Janeiro (RJ) – O Riocentro, na Barra da Tijuca, recebe dos dias 4 a 7 de abril a LAAD 2017, Feira Internacional de Defesa e Segurança. É a 11ª edição do evento, que reúne as principais empresas e instituições do setor no mundo. O Exército Brasileiro conta com um espaço para divulgar os programas da Instituição e promover a aproximação com as empresas do setor e com as Forças Armadas de outros países. Mais de 600 marcas de 37 países integram a Feira, trazendo soluções tecnológicas de produtos e serviços.

 

Autoridades nacionais e internacionais participaram da abertura do evento e ressaltaram a importância do incentivo à Indústria Nacional de Defesa para a soberania do País, para a constante atualização das Forças Armadas e para a recuperação econômica. O Ministro da Defesa, Raul Jugmann, anunciou medidas, como a criação de um Grupo de Defesa na Câmara de Exportações e um “redesenho” da regulação da base industrial de defesa brasileira, para “criar condições de concorrência em pé de igualdade com as indústrias dos demais países”.

“Precisamos reconhecer que o setor de defesa constitui o principal indutor de desenvolvimento e de produtividade da economia global. Para que o Brasil possa ter autonomia e independência tecnológica, é fundamental que os incentivos econômicos sejam alinhados para permitir o desenvolvimento da indústria de defesa”, acrescentou o Ministro.

A LAAD é realizada a cada dois anos, no Rio de Janeiro, e prevê, para esta edição, mais de 37 mil visitantes. Delegações oficiais de 83 países estão na programação, realizando reuniões bilaterais para o desenvolvimento de parcerias e participando de três eventos paralelos: V Seminário de Defesa, VI Seminário de Segurança e um Simpósio de Logística Militar.

O Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, ressaltou a importância da presença marcante do Exército no evento. “Temos condições de mostrar o trabalho que estamos realizando, os projetos que estamos desenvolvendo e mostrar, também, o nosso potencial. É um momento para conhecer novos equipamentos e novos materiais e uma oportunidade de estabelecer ligações com outros países, outros exércitos e até mesmo formar parcerias firmes para o desenvolvimento conjunto de material de emprego militar”, enfatizou.

Programas Estratégicos de Defesa

Uma coletiva de imprensa, após a cerimônia de abertura, aprofundou temas de interesse da mídia nacional e internacional, como o andamento dos Programas de Defesa desenvolvidos pelo Exército, pela Marinha e pela Força Aérea. O Ministro da Defesa falou sobre os recursos previstos em 2017 para investimentos nesses programas.

Já o General Juarez deu informações sobre o Programa Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), que busca implementar um sistema que potencialize a ação do Estado na faixa de fronteira terrestre por meio de equipamentos de sensoriamento, de apoio à decisão e de apoio ao emprego operacional. Ele explicou que a primeira fase do programa, o projeto-piloto, deve ser finalizada em 2018.

Ainda sobre o SISFRON, o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, disse que há intenção de iniciar uma parceria com a Argentina para compartilhar tecnologias, custos e resultados do programa na fronteira entre os dois países, com o objetivo de combater a criminalidade.

Fonte:eb.mil.br

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página