Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projetos do MD são habilitados ao programa investimentos do governo federal
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Projetos do MD são habilitados ao programa investimentos do governo federal

Nesta quarta-feira (24), foi publicado, no Diário Oficial da União, o Decreto nº 11.898 que qualifica dois projetos do Ministério da Defesa (MD) na carteira de investimentos prioritários do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. Os empreendimentos são o Museu Histórico do Exército Brasileiro e o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) e áreas do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército Brasileiro, em Manaus (AM).

projetomd1

 

As propostas visam a fomentar o turismo, além de promover educação cultural no RJ e ambiental no AM. O objetivo é modernizar e ampliar o acesso dos visitantes a pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Museu do Exército e o Forte de Copacabana, que são patrimônios históricos. Já o projeto de parceria em Manaus objetiva tornar o zoológico do CIGS um centro de referência em pesquisa, educação e conservação da fauna amazônica, além de oferecer uma experiência turística diferenciada aos visitantes.Com a qualificação, os projetos passam a ser considerados de interesse estratégico e terão prioridade nacional perante todos os agentes públicos nas esferas administrativa e controladora da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme a Lei 13.334/2016.
Os estudos para viabilizar as parcerias com o setor privado, em conformidade ao Acordo de Cooperação Técnica firmado, no ano passado, entre o Exército Brasileiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), serão iniciados ainda neste semestre. O Banco agora realiza a fase de consulta ao mercado de empresas qualificadas a colaborar nas estruturações imobiliárias para concessão ou cessão dos projetos, ou outra forma de exploração comercial admitida em lei.
O Bndes é o condutor do processo de concessões e outras formas de desestatização de ativos do PPI do governo federal, desde a fase de estudos e modelagem, até a assinatura do contrato de desestatização.

projetomd2

 

Conheça mais sobre os projetos:

Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) – fazem parte do patrimônio histórico brasileiro, sendo hoje o terceiro ponto turístico mais visitado na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que o eventual parceiro privado possa readequar, financiar, operar, bem como conservar o MHEx/FC, de forma a transformá-lo em um espaço cultural moderno, ampliado, seguro, com acessibilidade, sustentável, inclusivo, contemplativo, atraente, interativo e que atenda às legislações brasileiras vigentes no campo da museologia e correlatos.

Zoo Botânico (ZooCIGS)  principal parceiro dos órgãos de proteção ambiental federais, estaduais e municipais, é a única área no Amazonas habilitada a acolher os animais apreendidos ou recuperados e que não podem voltar à natureza, por motivos de saúde, segurança ou adaptação. O EB, encarrega-se de acolher e cuidar dos animais até a sua morte natural, fornecendo alimentação, tratamento veterinário e bem-estar adequados. O ZooCIGS abrange uma área de 45.184.7 m², sendo 13.117 m² de área construída e o restante de mata nativa preservada. O objetivo é tornar o Zoo Botânico um centro de referência em pesquisa, educação e conservação da fauna amazônica, além de oferecer uma experiência turística diferenciada aos visitantes.

PPI–Criado no âmbito da Presidência da República, pela Lei nº 13.334, de 2016 com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização. Uma vez qualificados no programa, os empreendimentos são tratados como prioridade nacional.

 

Fonte: www.gov.br/defesa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página