Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > GT para elaboração dos RO, RT e EV do Sis Sml VBC Cav MSR 8x8 Centauro II
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

GT para elaboração dos RO, RT e EV do Sis Sml VBC Cav MSR 8x8 Centauro II

No dia 26 de junho de 2023, o grupo de trabalho (GT) para a elaboração dos requisitos operacionais (RO), requisitos técnicos (RT) e o Estudo de Viabilidade (EV) do sistema de simulação da VBC Cav MSR 8x8 CENTAURO II realizou a sua 3ª Reunião, nas instalações da Sala do Portfólio, no Escritório de Projetos do Exército (EPEx). A reunião contou com a presença de representantes da 4ª Sch EME, EPEx, COTer, DCT, D Mat, DF, CTEx, CDS, DSMEM e do CI Bld.

capagtelaboracaoO Grupo de Trabalho foi criado pela Portaria – EME / C Ex Nº 1.039, de 26 de maio de 2023, estando dentro do escopo do Programa Forças Blindadas do EPEx, que gerencia a aquisição da nova viatura blindada de combate que substituirá a Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) CASCAVEL nos regimentos de cavalaria mecanizado.
Na oportunidade, o GT finalizou a elaboração dos RO, atividade esta relatada pelo COTer e pelo CI Bld. As reuniões ocorrem com frequência semanal, estando dentro do cronograma de atividades do GT. Os próximos encontros terão como finalidade analisar e aprovar os RT do futuro sistema de simulação do CENTAURO II. A previsão é que em meados de agosto deste ano o trabalho do GT esteja finalizado.

gtelaboração2
Os sistemas de simulação de carros de combate são importantes ferramentas para o preparo e adestramento das guarnições dos carros de combate. Os simuladores visam, ainda, economizar meios logísticos, como combustível e munição, bem como não depreciar o material de emprego militar, tão importantes para a manutenção do poder de combate das tropas blindadas do Exército Brasileiro. Um pelotão de carros de combate gasta, em média, 307 mil reais num exercício de tiro de 30 tiros de canhão. O mesmo exercício no simulador custa apenas 48 reais, segundo dados do Centro de Instrução de Blindados.

Fonte: EPEx

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página