Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IMBEL entrega Sistema Gênesis de Coordenação de Fogos de Artilharia ao Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

IMBEL entrega Sistema Gênesis de Coordenação de Fogos de Artilharia ao Exército Brasileiro

imbelentregagenesiscapaBrasília (DF) – No dia 7 de junho, por ocasião das comemorações ao Dia da Artilharia conduzidas pelo Comando de Artilharia do Exército em Formosa (GO), foi realizada a entrega simbólica do Sistema Gênesis ao Exército Brasileiro, um sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro no nível Brigada desenvolvido e produzido pela IMBEL.
O Sistema Gênesis, denominado Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha (SISDAC) pelo Exército Brasileiro, representa um salto tecnológico para a Força Terrestre, por conferir maior eficiência na busca de alvos e garantir agilidade e precisão no desencadeamento de fogos, colocando a Artilharia brasileira no mesmo patamar de similares dos países detentores dessa tecnologia.
Os eventos aconteceram no Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO), sede do Comando de Artilharia do Exército, e incluíram a realização de tiro real com o emprego do SISDAC. O 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3°GAC Ap), Regimento Mallet, sediado em Santa Maria (RS), deslocou para o local dois obuseiros M109A5+BR, três viaturas blindadas de transporte de pessoal M113 e um veículo Posto de Comando M577 A2.

A demonstração de tiro real com o emprego do SISDAC recebeu a denominação “Operação Paranhos”, em homenagem ao idealizador e um dos principais responsáveis pelo sucesso do Projeto Gênesis, o Coronel do Quadro de Engenheiros Militares Claudio Nossar Paranhos Junior, falecido em janeiro de 2021. Por  quase vinte anos, o Coronel Paranhos serviu na Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE) da IMBEL, assumindo a chefia da fábrica no período de 2011 a 2016.
O desenvolvimento do Sistema Gênesis contou com a efetiva participação da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, os dois últimos sediados em Santa Maria (RS) e Curitiba (PR), respectivamente, cujas sugestões técnicas e operacionais resultantes do emprego dos equipamentos em seus exercícios e simulações permitiram incorporar importantes aperfeiçoamentos ao Sistema.
A cerimônia da entrega simbólica do SISDAC pela IMBEL ao Exército Brasileiro é um marco na evolução doutrinária da “Arma dos fogos largos, densos e profundos”, servindo para reforçar a importância da IMBEL para a autonomia estratégica das Forças Armadas do Brasil, uma empresa inteiramente nacional que disponibiliza produtos de qualidade com alto valor tecnológico agregado, fomenta a Base Industrial de Defesa e gera milhares de empregos diretos e indiretos.

Conheça mais sobre o Sistema Gênesis, clicando aqui.

Fonte: www.eb.mil.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página