Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DEFESA CIBERNÉTICA > Programa Estratégico do Exército de Defesa Cibernética
Início do conteúdo da página


Programa Estratégico do Exército de Defesa Cibernética

O Programa Estratégico do Exército de Defesa Cibernética é um programa plurianual, inserido no planejamento estratégico da Força Terrestre, um dos indutores do Processo de Transformação que vem sendo conduzido pelo Estado-Maior do Exército, com o objetivo de inserir o Exército no seleto grupo de nações com capacidade de atuar no Espaço Cibernético com liberdade de ação, operando em rede em ambiente adverso, condição essencial para o combate moderno. Em paralelo, busca-se induzir a capacidade tecnológica nacional, criando um círculo virtuoso para garantir a sustentabilidade das soluções implementadas.

Nos dias atuais, os ataques cibernéticos constituem ameaças significativas à segurança não apenas do Estado, mas da sociedade como um todo. A cada dia observa-se com maior nitidez o impacto que atores estatais e não estatais podem infringir à soberania de um País e ao acesso de seus cidadãos aos serviços essenciais. Desde 2012, a visão prospectiva do Exército ensejou a implementação desse Programa, criando novas estruturas, modificando outras e capacitando o Exército em um ambiente operacional da guerra do presente.

Ao longo dos anos, o PEEDCiber vem sendo aperfeiçoado, com o objetivo de mantê-lo alinhado com as evoluções constantes com que o Setor Cibernético se depara. Alguns dos projetos já foram encerrados, entregando capacidades inovadoras, e outros estão sendo planejados para permitir e dar continuidade a essa desafiadora missão. Em 2023, os projetos em execução foram:

- Projeto Organização do Centro de Defesa Cibernética;

- Projeto Força Cibernética;

- Projeto Escudo Cibernético;

- Projeto Apoio Tecnológico; e

- Projeto Pesquisa Cibernética.

Nesse sentido, o Centro de Defesa Cibernética vem sendo modernizado e contemplado com novas ferramentas operacionais, conferindo-lhe as capacidades de exploração e proteção cibernética. No âmbito do Projeto Força Cibernética, estão sendo criadas novas estruturas de capacitação e emprego operacional, tornando mais seguras as redes táticas. O Projeto Escudo Cibernético está reestruturando as redes estratégicas da Força, proporcionando uma proteção adequada a seus ativos. Os Projetos Apoio Tecnológico e Pesquisa Cibernética seguem na indução da capacidade nacional de geração de ferramentas cibernéticas, com vistas à obtenção de independência tecnológica nesse setor estratégico.

Fim do conteúdo da página