Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página


PROGRAMA ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO DEFESA ANTIAÉREA

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

a. Objetivo Geral

Recuperar e obter a capacidade de DAAe de baixa, média e grande alturas, respectivamente, modernizando as OM que compõem a DAAe F Ter e gerando benefícios para o Brasil, como: o domínio de tecnologias críticas de defesa antiaérea, a contribuição para estruturação da Força Terrestre ao combate no amplo espectro, o aumento da capacidade de defesa de estruturas estratégicas, a contribuição para o monitoramento do espaço aéreo, o aumento da interoperabilidade entre as Forças Singulares, a contribuição para a ampliação do intercâmbio e parcerias com o setor científico-tecnológico nacional e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).

b. Objetivos Específicos

1) Modernizar os meios de DAAe do Comando de Defesa Antiaérea do Exército (Cmdo DAAe Ex), das brigadas de infantaria e de cavalaria e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), realizando a obtenção de PRODE de Defesa Antiaérea de baixa, média e grandes alturas.

2) Transformar as OM da DAAe F Ter, possibilitando o seu emprego em operações militares de amplo espectro.

3) Possibilitar o emprego das OM da DAAe F Ter no TN e TO/A Op em situações de guerra e não-guerra.

4) Modernizar os meios das OM da DAAe F Ter, incrementando as capacidades necessárias ao seu emprego integrado ao SISDABRA.

5) Atender às demandas de interdição do espaço aéreo em grandes eventos internacionais, tais como visitas de Chefes de Estado e competições esportivas de vulto.

6) Viabilizar a adequação da infraestrutura física necessária, da EsACosAAe e das OM da DAAe F Ter, para o recebimento dos PRODE obtidos e de simuladores da DAAe F Ter.

7) Obter simuladores para as OM da DAAe F Ter.

8) Planejar, em coordenação com o Comando Logístico (COLOG), a implantação e execução do Apoio Logístico Integrado (ALI) necessário.

9) Viabilizar a infraestrutura física para o Apoio Logístico Integrado.

10) Prever as sucessivas modernizações dos PRODE de DAAe das OM da DAAe F Ter e a sua respectiva desativação.

11) Capacitar recursos humanos para operação e manutenção dos PRODE das OM da DAAe F Ter.

 

Fim do conteúdo da página