Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > GUARANI
Início do conteúdo da página


guarani

 

"Nova família de blindados sobre rodas - Programa Guarani"

 

O Programa GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada. Para isso, está sendo desenvolvida uma nova família de viaturas blindadas sobre rodas, a fim de dotar a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional. A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP-MR, 6X6, Guarani), possibilitando a substituição das viaturas do tipo Urutu, fabricadas pela ENGESA, em uso há mais de 40 anos.

O Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), localizado em Santa Maria, RS, e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), sediada em Cascavel, PR, são as Organizações Militares encarregadas da realização das experimentações doutrinárias em curso.

Essa nova família de viaturas mecanizadas contempla uma subfamília média, com as versões para reconhecimento, transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, central de tiro, oficina e ambulância; e uma subfamília leve, com as versões para reconhecimento, anticarro, morteiro leve, radar, posto de comando e observação avançada. Concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, o Programa GUARANI foi desenvolvido em parceria com diversas empresas nacionais.

As plataformas são integradas por Sistemas de Armas e de Comando e Controle (C²).

Os principais sistemas de armas são torres de canhão, torres de metralhadoras remotamente controladas, torres de metralhadoras manuais e mísseis anticarro.

Por sua vez, o Sistema de C² possibilita aplicar a consciência situacional do campo de batalha a todas as fases da operação militar.

 

Fim do conteúdo da página