Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Viaturas Lince K2 chegam à Brigada de Infantaria Mecanizada
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Viaturas Lince K2 chegam à Brigada de Infantaria Mecanizada

BLINDADOS GUARANI LINCE K2 CHEGAM A BRIGADA DE INFANTARIA MECANIZADA capaCascavel (PR) – A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – Brigada Guarani – recebeu o primeiro lote da nova viatura VBMT-LSR 4×4 versão VTLM Lince K2, Viatura Blindada Multitarefa-Leve sobre Rodas. O modelo foi escolhido com o objetivo de aumentar a capacidade operacional do Exército Brasileiro, e será inicialmente utilizado por Pelotões de Exploradores para o reconhecimento do terreno. A entrega do lote com 9 viaturas das 32 viaturas foi realizada na manhã do dia 11 de agosto, a cargo do 15° Batalhão Logístico.
A viatura Lince K2 tem um nível de blindagem elevado de proteção, motor a diesel, transmissão automática de seis marchas e capacidade de carga de 1.200 kg. Os veículos são equipados com Sistemas de Armas e Sistemas de Comando e Controle, e com o sistema Run-Flat, que permite ao veículo se mover mesmo com os pneus completamente vazios. 
A Viatura Blindada Iveco Lince K2 é fabricada com vários componentes nacionalizados. Ela tem 5,50 m de comprimento, 2,05 m de largura e 1,95 m de altura, pesa em torno de 6,5 toneladas e possui entre-eixos variáveis. Robusto, o novo veículo tem alta mobilidade comprovada em diversos tipos de terrenos, com alta performance e excelente autonomia. A viatura já foi adotada por vários países que fazem parte da OTAN, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega, e já foi utilizada em missões no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.
A aquisição faz parte do Projeto Estratégico Guarani, que tem por objetivo transformar as organizações militares de Infantaria Motorizada em Infantaria Mecanizada e modernizar a Cavalaria do Exército. O modelo foi projetado para oferecer uma ampla variedade de aplicações, incluindo posto de comando, reconhecimento, patrulha, plataforma de sistemas de armas leves, evacuação médica, entre outras. A viatura ainda é compatível com os recursos de direção de imagem térmica e óculos de visão noturna.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página