Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Forças Armadas e Presidente da República destacam ações de 2020
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Forças Armadas e Presidente da República destacam ações de 2020

ForcasArmadase Presidentecapa

Brasília (DF), 09/12/2020 – Ocorreu, nesta quarta-feira (9), o tradicional encontro de fim de ano dos militares das Forças Armadas com o Presidente da República, em Brasília. O chefe de Estado, Jair Bolsonaro, foi recebido pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, pelos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército, representado pelo General de Exército Décio Luís Schons;  da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de Oficiais-Generais das três Forças. O almoço acontece anualmente e é uma oportunidade para analisar e reconhecer o auxílio do Presidente nas ações realizadas pelas tropas, de janeiro a dezembro. 
Na ocasião, Fernando Azevedo agradeceu Bolsonaro pelo empenho para viabilizar importantes soluções na área da defesa. Destacou, ainda, que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica se empenharam com dedicação e profissionalismo para retribuir esse apoio. “Os militares se engajaram com outras agências governamentais e, juntos, compartilharam as suas competências para ajudar o governo e a sociedade nas dificuldades e nas emergências que surgiram em 2020”, disse.
Sobre as ações realizadas desde janeiro, o Ministro ressaltou que a defesa constituiu Comandos Conjuntos para enfrentar a pandemia do coronavírus, em que levou apoio aos mais necessitados, que inclui centenas de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. “Ao mesmo tempo, esforços foram empreendidos no combate aos ilícitos ambientais na Operação Verde Brasil 2; na contenção dos incêndios no Pantanal; na garantia da votação e apuração das eleições municipais; e, no apoio à população do Amapá na crise energética”, discursou.

Forças Armadas e Presidente da República destacam ações de 2020 2

Ciência e tecnologia
 
Este ano, os Programas e Projetos Estratégicos, em andamento, acrescentaram novas capacidades às Forças Armadas. Os primeiros resultados puderam ser notados no desenvolvimento dos submarinos, nas entregas do sistema Astros 2020, e nas aeronaves Gripen e KC-390 Millenium. “O Presidente Bolsonaro tem a compreensão de que esses programas são fundamentais para a preservação do nosso País. Não nos passa despercebida a preocupação com a família militar. Em nome dos integrantes das Forças Armadas, gostaria de expressar os mais sinceros agradecimentos”, finalizou o Ministro da Defesa.

Em discurso, Jair Bolsonaro enfatizou a importância do esforço dos militares para o País e que, por isso, os momentos de conforto que tem durante o mandato na presidência, grande parte, é pela certeza, que, “havendo qualquer imprevisto, as Forças Armadas estão prontas para cumprir com seu dever e ajudar o próximo”.

Forças Armadas e Presidente da República destacam ações de 2020 3

O evento ocorreu no Clube da Aeronáutica e, como anfitrião, o Brigadeiro Bermudez reforçou que as Forças Armadas buscaram, com eficiência, a realização das missões de 2020.  E que, os herdeiros de Tamandaré, Caxias e Santos Dumont, caminham na direção da interoperabilidade e integração com as demais agências do Estado. “Foi um ano de superação e realizações. Mais uma vez, as capacidades de pronta resposta e a união das Forças Armadas foram postas à prova. Nossos efetivos permaneceram em seus postos, guardando nossa Amazônia azul, nos Pelotões de Fronteira e garantindo a soberania dos céus do Brasil”, apontou.  Também estiveram presentes no evento o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tentente-Brigadeiro Raul Botelho, entre outras autoridades. 

Fonte: www.defesa.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página