Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exército Brasileiro assina protocolo de intenções para uma parceria inédita na área da gestão imobiliária
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Exército Brasileiro assina protocolo de intenções para uma parceria inédita na área da gestão imobiliária

PARCERIA INeDITA capaBrasília (DF) – Em 28 de setembro, no salão de honra do Departamento de Engenharia e Construção, localizado nas instalações do Quartel-General do Exército, em Brasília (DF), o Exército Brasileiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União assinaram o protocolo de intenções para o planejamento preliminar da estruturação de projetos de alienação dos imóveis jurisdicionados ao Exército Brasileiro, com especial atenção ao imóvel Pátio Ferroviário de Brasília (PFB).

Estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, entre elas o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antônio Amaro do Santos; o Secretário de Desestatização Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord de Faria; o Presidente do BNDES, Gustavo Henrique Moreira Montezano; e o Secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fernando Anton Basus Bispo.

A iniciativa é uma parceria inédita na área da gestão imobiliária, que tem como principais objetivos desenvolver estratégias visionárias e um ecossistema de ações inovadoras, tecnológicas e disruptivas para um modelo de negócio atrativo para a alienação do Pátio Ferroviário de Brasília.

Localizado na extremidade oeste do Eixo Monumental desde 2006, a área pertence ao Exército Brasileiro, que atua em constante patrulhamento patrimonial para a sua manutenção e conservação. Em maio de 2020, foi entregue a renovação da documentação dominial do imóvel ao Exército, que continuou a trabalhar pela destinação do espaço e a cuidar dela. Um planejamento estratégico foi apresentado pelos militares à União, demonstrando a intenção de promover o desenvolvimento da área e a sua desestatização.

O imóvel foi destinado para a aplicação de Programas Estratégicos do Exército e de interesse da defesa nacional, alcançados pelas atividades militares e complementares, viabilizando construções destinadas às atividades de aquartelamento ou campos de instrução, bem como obras voltadas às áreas de saúde e moradia militar, entre outras que se fizerem necessárias.

Hoje já existe uma proposta elaborada para a ocupação da área que foi desenvolvida por meio de cooperação entre o Exército Brasileiro, o Ministério da Economia e o Governo do Distrito Federal, com a finalidade de entregar à Capital Federal um bairro inovador, a fim de aplicar os conceitos mais atuais de sustentabilidade e de cidades inteligentes, cujo urbanismo e cuja arquitetura serão referências no país.

A alienação do imóvel, mediante permuta por edificações a construir e produtos de defesa, garantirá ao Exército a oportunidade de alcançar os objetivos propostos para seus Programas Estratégicos. Essa operação irá contribuir, também, com a retomada da economia, incentivando a construção civil e a base da indústria nacional.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página