Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura comemorativa dos 34 anos de recriação da aviação do Exército
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Formatura comemorativa dos 34 anos de recriação da aviação do Exército

FORMATURA COMEMORATIVA capaTaubaté (SP) – O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) celebrou, no dia 3 de setembro, os 34 anos da recriação da Aviação do Exército (AvEx), as “Asas da Força Terrestre”. Instalada desde 1986 em Taubaté, ao longo destes anos a AvEx atuou em missões em todo o Brasil e no exterior, proporcionando aeromobilidade orgânica ao Exército Brasileiro, realizando missões sejam elas humanitárias ou operacionais.

Diante do cenário atual da COVID-19, os tradicionais eventos como o Sábado Aéreo e a Corrida Ricardo Kirk não puderam ocorrer, mas a data não deixou de ser celebrada. Uma formatura na Alameda dos Pioneiros da Aviação do Exército foi realizada com efetivo reduzido, apenas com uma representatividade das Organizações Militares de Aviação sediadas em Taubaté, respeitando todas as medidas preventivas e o distanciamento necessário.

A formatura foi presidida pelo Comandante de Aviação, General de Brigada Ricardo José Nigri. Em sua fala, o Comandante lembrou a importância dos pioneiros e também a importância de seus integrantes. “A Aviação do Exército é a somatória de cada um dos militares especialistas e não especialistas, das diversas áreas que contribuem com seu trabalho árduo, dando corpo para a Aviação do Exército”, salientou.

O General Nigri também destacou os pilares da Aviação, tão fortes desde sua fundação e presentes na rotina da AVEx. “A Aviação do Exército é baseada em alguns pilares fundamentais. São eles: profissionalismo, capacidade técnica e operacional, sentimento de cumprimento de missão, sentimento de Soldado e aprimoramento constante. Isso redundou em disponibilidade permanente e adestramento continuado; este é o retrato da nossa Aviação”.

O Coronel Antônio Geraldo Rodrigues fez a leitura alusiva aos 34 anos, que lembrou a história da Aviação. Destacou-se também o aniversario de criação do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), primeira unidade aérea da Aviação do Exército construida no Forte Ricardo Kirk.

Lançamento de moeda

Para eternizar a data, também no dia 3 de setembro, a AvEx lançou uma moeda comemorativa pelos seus 34 anos. A parte da frente da moeda representa o distintivo do macacão de voo da Aviação do Exército, utilizado por todos os aeronavegantes. Já a parte traseira da moeda recebeu uma faixa circular no azul da cor da boina azul com os dizeres “Aviação do Exército - Asas da Força Terrestre” e no centro dela, um mapa do Brasil, uma águia e o brasão do Exército representam a extensão do Braço Forte e Mão Amiga em todo território nacional.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página