Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exército Brasileiro adquire mais viaturas do Sistema Astros 2020
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Exército Brasileiro adquire mais viaturas do Sistema Astros 2020

Foi publicado no Boletim do Exército (BE) de hoje, dia 04 de setembro, a autorização para que o Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt) realize os processos de aquisição de três viaturas Astros MK6 e recebimento de outras três, referentes ao contrato de 2018.

As três viaturas a serem adquiridas serão Viaturas Remuniciadoras (AV-RMD) e as recebidas serão um uma Viatura Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE) e duas Viaturas Unidade de Controle de Fogo (AV-UCF), e serão destinadas a completar a dotação de viaturas da Astros da 3ª Bateria do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF).

viaturas do Sistema Astros 1

 

Outra informação importante apresentada no BE de hoje foi a aprovação da compreensão das operações do Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes, o documento de mais alto nível para a formulação conceitual de um sistema de armas do Exército Brasileiro (EB).

 Projeto Astros 2020

O Sistema de Mísseis e Foguetes de Artilharia para Saturação de Área ASTROS 2020 é um projeto 100% nacional, desenvolvido pela Avibras Aerospacial, exportado para diversos países e comprovado em combate, sendo considerado uma referência internacional em sua classe e, atualmente, é a arma dissuasória mais poderosa do EB.


viaturas do Sistema Astros 2

 

O Projeto Estratégico do Exército (Prg EE) ASTROS 2020 foi criado a fim dotar o EB de meios capazes de prestar um apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e letalidade, e para isso está implantando uma grande estrutura no Forte Santa Barbara, em Formosa (GO), composta por:

  • Dois Grupos de Misseis e Foguetes (6º e 16º GMF);

  • Um Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (CI Art Msl Fgt);

  • Um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt);

  • Uma Bateria de Busca de Alvos (Bia BA);

  • Paióis de munições climatizados;

  • Uma Base de Administração e Campo de Instrução de Formosa (CIF).

Atualmente o programa está desenvolvendo dois novos armamentos: o foguete guiado AV-SS-40 G e o míssil tático de cruzeiro (MTC) AV-TM-300, que tem um alcance superior a 300 km. Além disso, os continuam os estudos para a escolha do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) a ser adotado na Bia BA.


viaturas do Sistema Astros 3

 

Em breve Tecnologia & Defesaapresentará mais informações sobre esse importante projeto.

Fonte: tecnodefesa.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página