Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estágio de Manutenção de Chassi da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani para mecânicos auxiliares
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Estágio de Manutenção de Chassi da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani para mecânicos auxiliares

capa12324355555848Cascavel (PR) – O 15º Batalhão Logístico (15º B Log) realizou, no período de 17 a 26 de agosto, o Estágio de Manutenção do Chassi da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média Sobre Rodas Guarani. Participaram do estágio 20 militares das unidades da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

O propósito do estágio foi padronizar e atualizar conhecimentos, procedimentos, técnicas, esforços e cuidados relativos à manutenção do chassi. Tarefas como a remoção e a recolocação do conjunto de força (motor e caixa de mudanças), a substituição de todos os fluidos e filtros, a calibragem dos amortecedores com gás nitrogênio, a revisão do sistema de freios e o conhecimento sobre os pontos de lubrificação, além do emprego do equipamento especial de borracharia foram objetivos plenamente atingidos.

A desmontagem do pneu da viatura Guarani requer o emprego de um equipamento especialmente projetado para essa atividade, que possibilita a substituição do pneu e do toróide, que é uma espécie de câmara de ar fabricada com uma borracha maciça de alta resistência, permitindo que o pneu rode sem pressão pneumática por cerca de 50 quilômetros.

A cabine de simulação de panes, equipamento fabricado pela Iveco e existente no 15º B Log, foi empregada como importante meio auxiliar de instrução, pois capacita motoristas e mecânicos da VBTP Guarani para interpretar todas as mensagens de erro enviadas pela central eletrônica do carro, por meio da simulação de panes de todos os sistemas, balizando, assim, a manutenção correspondente.

Fonte:www.eb.mil.br

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página