Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Militar de Engenharia cria grupo científico em busca de alternativas de enfrentamento da Covid-19
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Instituto Militar de Engenharia cria grupo científico em busca de alternativas de enfrentamento da Covid-19

14 04

Rio de Janeiro (RJ) – A pandemia da COVID-19 tem gerado uma busca incessante por soluções na área de ciência e tecnologia. Diante desse cenário, o Instituto Militar de Engenharia (IME) constituiu um grupo de trabalho, denominado COVID-19 Assessoramento Científico IME, com o objetivo de identificar alternativas para o enfrentamento que apoiem a sociedade na mitigação da pandemia.

O grupo é formado por integrantes do IME e também conta com a contribuição de integrantes do Centro Tecnológico do Exército, da Diretoria de Serviço Geográfico, do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, da Diretoria de Fabricação, do Centro de Avaliações do Exército, da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica, da IMBEL e de outras organizações.

Nesse sentido, entre as diversas pesquisas realizadas, foi disponibilizado pelo subgrupo de sistema de monitoramento, modelagem e simulação um painel de estatísticas da pandemia da COVID-19 que mede a sua evolução quantitativa com um sistema para o acompanhamento da sua evolução espacial, constituído de um mapa com sombreados coloridos de diversas tonalidades, que identificam os locais com maior incidência de contaminação pelo vírus.

Todas as informações apresentadas são coletadas de fontes públicas, tais como os dados disponibilizados pelo painel coronavírus do Ministério da Saúde, pela fonte de casos confirmados da COVID-19, do pesquisador Wesley Cota, e pelo trabalho “Cenários para a demanda vs oferta de leitos de UTIs e respiradores na epidemia COVID-19 no Brasil”, dos pesquisadores Gustavo KayLucas Amorim e Gonzalo Neto.

O trabalho do IME busca apresentar as informações coletadas em um único local e inclui a elaboração de estimativas de curto prazo para a evolução da epidemia. Tais ferramentas garantem a disponibilização à sociedade de informações importantes nesse momento, contribuindo, assim, para um maior entendimento da situação e de seus desdobramentos.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página