Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa 4x4
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Cerimônia de assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa 4x4

  • Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h54

IMG 2368Em 6 de novembro de 2019 foi realizada no Quartel General do Exército, em Brasília/DF, um evento que contou com a presença do Sr Embaixador da Itália no Brasil, ANTONIO BERNARDINI; do Gen Ex CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELOS, Comandante Logístico; do Gen Ex WALTER SOUZA BRAGA NETTO, Chefe do Estado-Maior do Exército; do Gen Ex VALÉRIO STUMPF TRINDADE, Secretário de Economia e Finanças; de Oficiais-Generais da Gu Brasília; Sr VILMAR DOMINGOS FISTAROL, Presidente da CNH Industrial/IVECO; do Sr HUMBERTO SPINETTI, Diretor da IVECO Veículos de Defesa; de Oficiais Superiores e demais militares e executivos da empresa contratada.

 

A cerimônia teve por finalidade realizar a assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR), 4x4, celebrado entre o EXÉRCITO BRASILEIRO e a empresa IVECO VEÍCULOS DE DEFESA.

 

A VBMT-LSR é a nova plataforma veicular blindada integrante do Programa Estratégico do Exército GUARANI e mobiliará as Organizações Militares (OM) de Infantaria e Cavalaria mecanizadas da Força Terrestre.

 

O atual contrato contempla um quantitativo de 32 (trinta e duas) viaturas, em período de 4 (quatro) anos, constituindo-se em um primeiro lote, fabricado na sede da empresa na Itália e passará por um processo de integração dos sistemas de Armas e sistema de Comando e Controle no Brasil.

 

O Diretor de Fabricação (DF), representa o EXÉRCITO BRASILEIRO e, sob a gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), gerencia o contrato, tendo em vista a previsão de integração de sistemas à plataforma que envolvem ações de pesquisa e desenvolvimento.

 

A contratação da Viatura Blindada Multitarefa – Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR), 4X4, atende a uma necessidade operacional do Exército e a plataforma integra a família de blindados Guarani.

 

O objetivo de se possuir uma viatura com as características da 4x4 remonta desde o emprego das tropas brasileiras na Missão do Haiti e, nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, haja vista ser um equipamento que fornece proteção blindada à tropa, possui maior flexibilidade, menor silhueta e dimensões que a VBTP 6x6 Guarani, apresentando dessa forma um desempenho e eficácia maiores, com mais segurança para os militares e uma menor probabilidade de efeitos colaterais nesse tipo de operação

 

A introdução dessa viatura no Exército preenche uma lacuna importante na capacidade operacional da Força, atendendo a uma demanda cada vez mais urgente de prover a tropa com os meios adequados para o cumprimento das inúmeras missões que vem realizando e que se admite que poderá ser demandada a cumprir num futuro próximo.

 

Assim, além do preparo para as missões convencionais de Defesa da Pátria, este novo meio possibilitará o emprego de tropa em condições compatíveis com as ameaças existentes nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem e no patrulhamento de fronteira.

 

A VBMT-LSR 4x4 possui características especiais que a tornam mais apta para o emprego operacional. Além da blindagem, fundamental para a proteção da tropa, apresenta outras particularidades, entre as quais pode-se citar a menor silhueta e a flexibilidade, facilitando o seu emprego em qualquer terreno e em áreas urbanas.

 

As viaturas desse primeiro lote (32 viaturas), provenientes da fábrica da CNH Industrial/IVECO italiana e servirão para a execução dos testes de avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro-RJ e para a Experimentação Doutrinária do Programa Estratégico do Exército Guarani que está sendo realizada na área da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel-PR.

 

Os testes de avaliação serão utilizados para verificar a integração dos diversos sistemas e preparar a nacionalização prevista para os lotes seguintes de obtenção da plataforma e seus sistemas, bem como para a contratação seriada da viatura a ser conduzida pelos órgãos de aquisição da Força.

 

A Família de Blindados sobre Rodas Guarani prevê um índice de nacionalização de cerca de 90%, dualidade de emprego e modernas características técnicas, sua integração com os sistemas congêneres das demais Forças Armadas e de outras agências e órgãos públicos possibilitando a realização de operações conjuntas e interagências em melhores condições

 

O Programa Guarani vem contribuindo para o processo de Transformação do Exército, visando assegurar o nível necessário à defesa do Brasil e à proteção da sociedade, buscando acompanhar a estatura política e estratégica do País, retomando a capacidade da Base Industrial de Defesa Brasileira, com a fabricação em território nacional da maioria dos meios. Proporciona avanços tecnológicos e de qualidade, por meio de transferência de tecnologia e qualificação técnica de mão de obra nacional, contribuindo para a geração de emprego e renda. Atualmente, participam do Programa mais de 100 (cem) empresas, gerando em torno de 3.000 empregos diretos e indiretos.

 

A plataforma base do programa é o blindado Guarani, desenvolvido e fabricado em parceria entre o Exército Brasileiro e a empresa IVECO, sediada em Sete Lagoas-MG, a exemplo do que acontecerá com a VBMT-LSR, 4x4, a mais nova integrante da Família de Blindados Guarani.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página