Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Militares do HMAB se preparam para os Jogos Mundiais Militares da China 2019 (Prg PENEC)
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Militares do HMAB se preparam para os Jogos Mundiais Militares da China 2019 (Prg PENEC)

  • Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h04

article155621012019Brasília (DF) – Em outubro de 2019, na cidade de Wuhan, na Província de Hubei, na China, ocorrerá a 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). É a maior competição esportiva militar do mundo e foi através dela que nasceu todo o atual programa de alto rendimento das Forças Armadas no Brasil. Os Jogos Mundiais Militares em 2019 terão a presença de 138 países participantes na disputa de 31 modalidades. O Brasil participará com aproximadamente 400 atletas.

O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) têm em seu time duas atletas que estão participando das seletivas para os jogos, uma para compor a equipe de Tiro Esportivo e outra para Orientação.

A Capitão Cibele Breide, Dentista Protesista do HMAB, é atleta nas categorias individual e por equipe do Tiro Esportivo, e compete nas modalidades de Pistola 25m, Pistola de Ar e Rápido Militar. A atleta começou a treinar em 2007 quando serviu na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e com um mês de treino já participou do Campeonato das Forçar Armadas, representando o Exército, vencendo na modalidade Tiro Rápido Militar e neste mesmo ano integrou a equipe feminina para competir nos Jogos Militares Mundiais da Índia. Em 2008 já recebia sua primeira medalha de prata pelo 2º lugar na modalidade Pistola de Ar na final do Campeonato Brasileiro, classificação que foi constante nos anos que se sucederam em diversas competições. Em 2011 recebeu a medalha de bronze por equipe nos Jogos Mundiais Militares que nesse ano aconteceu no Brasil. Em 2014 foi campeã sul-americana nas categorias individual e por equipe na modalidade de Pistola de 25m no Campeonato Sul-Americano de Tiro Esportivo e em 2016 foi campeã Brasileira na categoria individual nas modalidades de Pistola de Ar e Pistola de 25m. A Capitão tem como incentivador e parceiro o seu pai, o General de Divisão Breide que também é atleta do mesmo esporte. Ela já representou o Brasil e o Exército em diversos países: Alemanha, Chile, Argentina, China, Índia, Colômbia, El Salvador, Croácia e Estados Unidos e está participando das seletivas para representar mais uma vez na China neste ano.

A 2º Sargento Michelle, Técninca de Enfermagem da Cardiologia do HMAB, conheceu o esporte de Orientação durante a sua formação em 2008 na Escola de Saúde (EsSEx), no Rio de Janeiro, e no ano de 2009 participou pela primeira vez de uma competição, se consagrando campeã da categoria D21B no campeonato Ouro e Paia. No mesmo ano participou da competição MARESAER (Competição das Escolas de Formação das Forças Armadas). Em 2012 compôs a equipe de orientação do Comando Militar do Planalto (CMP), representando esse comando nos Jogos Desportivos do Exército nos anos 2013, 2015 e 2018. Em 2018 veio a convocação para compor a equipe da Comissão de Desportos do Exército (CDE), que foi a realização de um sonho da atleta, no qual aprendeu muito e teve um crescimento em conhecimento e na parte física. E neste ano está participando das seletivas para compor pela primeira vez a equipe brasileira nos Jogos Militares na China.

Os Jogos Mundiais Militares começaram a ser disputados em 1995 com a Rússia, atual campeã, sendo a maior vencedora em quatro oportunidades, uma para a China e o Brasil campeão de 2011.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página