Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Instalação da Planta Solar no Pelotão de Fronteira de Tunuí/AM
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Instalação da Planta Solar no Pelotão de Fronteira de Tunuí/AM

  • Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 11h48

dhusahudhsaudhsauNo dia 02 de dezembro de 2018, foram concluídos a instalação da Planta Solar do Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de TUNUÍ, no Amazonas, que encontra-se em funcionamento.

Trata-se da execução de um Plano de Trabalho, fruto de um Acordo de Cooperação com a empresa Itaipú Binacional, que participou ativamente do Projeto, fornecendo equipamentos com alto valor agregado em tecnologia e com a expertize internacional e de seus engenheiros e técnicos.

Em 2016, a 21ª Companhia de Engenharia de Selva (23ª Cia Eng Sl), de São Gabriel da Cachoeira - AM, executou o plano de obras necessárias para a chegada da Planta Solar. Todas as ações foram coordenadas pelo Departamento de Obras Militares (DOM) e pelo 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), da cidade de Manaus.

Foram realizadas a melhoria da estrada e a reconstrução da ponte de acesso ao PEF de Tunuí. Foram construídos os abrigos para as baterias de sódio, para os inversores e geradores. Todos os insumos das obras foram transportados pela 2ª Brigada de Infantaria de Selva e pelo Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

Em 2017, o 2º Gpt E licitou e empenhou a instalação das placas fotovoltáicas, no PEF. Mais uma vez, a 2ª Bda Inf Sl se empenhou no transporte de todos os equipamentos adquiridos de Manaus para Tunuí.

Em 2018, foi realizado o transporte dos equipamentos, de Foz do Iguaçú/PR para Manaus, pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages. O CECMA e a 2ª Bda Inf Sl realizaram o transporte fluvial de Manaus para São Gabriel da Cachoeira e de São Gabriel da Cachoeira para o PEF de Tunuí.

Em novembro de 2018, engenheiros de Itaipu e das empresas internacionais que forneceram os equipamentos adquiridos pela Itaipu se deslocaram para o PEF de Tunuí para comissionar à instalação.

No dia 2 de dezembro, o PEF de Tunuí, na região chamada de Cabeça do Cachorro, passou a contar com energia solar para os militares e suas famílias destacados naquela longínqua região do País.

registrado em:
Fim do conteúdo da página