Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipamentos e projetos do Exército Brasileiro estão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Prg PENEC)
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Equipamentos e projetos do Exército Brasileiro estão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Prg PENEC)

  • Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 09h40

181018a1Brasília (DF) – Uma grande oportunidade para que os mais jovens possam conhecer o que o Brasil produz na seara da Ciência e da Tecnologia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está sendo promovida entre os dias 15 e 21 de outubro e conta com o Exército Brasileiro para incentivar cada vez mais estudantes a se envolverem com a pesquisa no País. O tema desta edição é “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

No dia 16, a abertura oficial do evento destacou a importância de motivar nos mais jovens o interesse pelo desenvolvimento da Ciência e Tecnologia e pela inovação. “Não há perspectiva de melhoras na qualidade de vida de todos nós, em todos os países, se não tivermos cada vez mais sucesso nas ações, nas operações, nas iniciativas vinculadas à pesquisa, à ciência e à inovação. É a principal mola propulsora do desenvolvimento”, ressaltou o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O Vice-Chefe de Material do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Divisão Gláucio Lucas Alves, explicou que o espaço do Exército no evento buscou mostrar o trabalho dos militares que buscam providenciar para a Força Terrestre os meios tecnológicos que trarão vantagens operacionais. “Podemos mostrar aqui que o Exército Brasileiro atua de maneira muito forte na área de Ciência e Tecnologia”, enfatizou.

Equipamentos de ponta voltados para o combate e outras atividades chamam a atenção de quem passa pelo estande do Exército na feira. O Departamento de Engenharia e Construção (DEC) disponibilizou inclusive um simulador de retroescavadeira, para que os visitantes conheçam melhor o trabalho dos militares nessa área. “Trouxemos várias ferramentas e materiais que empregam tecnologia para executar as atividades diretamente da engenharia no dia a dia”, citou o Chefe da Assessoria 3 do DEC, Coronel Thadeu Luiz Crespo Alves Negrão.

Alunos dos Colégios Militares de Brasília, Manaus, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador e Campo Grande também estão na feira apresentando projetos de ciência que foram destaque no Desafio Global do Conhecimento, maior evento multidisciplinar do Sistema Colégio Militar do Brasil. “Hoje começaram a aparecer os alunos das visitas das escolas de Brasília e os nossos alunos estão cada vez mais se especializando nas apresentações, se aprofundando nos seus projetos. Cada Colégio tem um projeto em andamento, todos partindo numa direção de produzir algo bom para a sociedade”, afirmou o Chefe da Seção de Atendimento Educacional Especializado do Colégio Militar de Campo Grande, Major Marcelo Bessa Campos.

Estão presentes no estande do Exército militares da Diretoria de Ciência e Tecnologia, do Comando de Defesa Cibernética, do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica, do Centro Integrado de Telemática do Exército, do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, da Diretoria do Serviço Geográfico, do 2º Centro de Geoinformação do Exército, do Comando Militar do Planalto, do 6° Grupo de Mísseis e Foguetes, do 11° Grupo de Artilharia Antiaérea, do Batalhão da Guarda Presidencial, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, do Departamento de Engenharia e Construção, do 2º Batalhão Ferroviário e da 23ª Companhia Engenharia Combate.

Os 71 estandes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia podem ser visitados gratuitamente no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Mais de 80 instituições participam do evento, com expectativa de público de 100 mil pessoas. Até sexta-feira, a feira funciona entre 8h30 e 18h. No sábado, das 9h30 às 19h e, no domingo, das 9h30 às 18h.

Fonte: eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página