Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ESG Brasília realiza a abertura da 3ª edição do curso de Diplomacia e Defesa
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

ESG Brasília realiza a abertura da 3ª edição do curso de Diplomacia e Defesa

  • Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 09h32

Brasília, 16/10/2018 -Com o objetivo de desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia de Defesa, a Escola Superior de Guerra (ESG), Campus Brasília, realizou no dia 8 de outubro, a cerimônia de abertura do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD), no auditório do Ministério da Defesa (MD). O curso atende aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira.

ESGG01O general Schons presidiu a abertura do evento

 

O general de Exército Décio Luís Schons, comandante da ESG, presidiu a cerimônia de abertura e falou sobre a Instituição. “A razão principal da criação do Campus da ESG aqui em Brasília foi o cumprimento das condições para que a Escola cumprisse sua missão de Escola de Estado”, disse.

“Uma outra vertente que a ESG assumiu com a criação do Ministério da Defesa, em junho de 1999, é a de ser uma Escola de formação de recursos humanos das Forças, e tem a missão do atendimento das necessidades do MD”, completou.

Além do general Schons, compuseram uma mesa de abertura o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd/MD), brigadeiro Ricardo Machado; o comandante do campus Brasília, general Wilson Mendes Lauria, e o diretor do CDIPLOD, capitão de Mar e Guerra Alexandre Peres.

A Aula Magna

O Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG / MRE), embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, proferiu uma Aula Magna. Ele destacou o trinômio: pesquisa, direito e diplomacia como os três fatores fundamentais para uma cultura de paz.

Em seguida, listou nomes de diplomatas que marcaram uma história do Brasil e contribuíram para as relações internacionais como Alexandre de Gusmão (1695 - 1753); José Bonifácio (1763 - 1838); Duarte da Ponte Ribeiro (1795 - 1878); Barão do Rio Branco (1845-1912); Rui Barbosa (1849-1923), Epitácio Pessoa (1865 - 1942); Oswaldo Aranha (1894 -1960); e Azeredo da Silveira (1917 - 1990).

Diplomacia e Defesa

O Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) é ministrado na modalidade presencial, no período de 8 de outubro a 13 de novembro de 2018, com carga horária total de 96 horas aula, ao longo de seis semanas, sempre às segundas e terças-feiras, das 9h às 17h30.

O CDIPLOD, além de desenvolver atividades relacionadas ao tema de defesa, tem o objetivo de compreender o papel institucional do adido militar/Defesa; executar tarefas inerentes às suas funções com ampla colaboração, quando atuando em ambiente de Diplomacia Militar; atuar como assessor em temas internacionais relacionados à Defesa; aplicar medidas de proteção à gestão do conhecimento sensível; participar de negociações envolvendo assuntos internacionais de Defesa; participar e conduzir reunião bilateral ou multilateral; e projetar a imagem definida pela Política Externa Brasileira, em especial na condição de discente/docente militar em outro país.

Para esta 3ª edição do CDIPLOD foram convidados professores e palestrantes com destaque no cenário nacional e internacional. O escopo do CDIPLOD abrange disciplinas de Fundamentos da Política Internacional, Defesa Nacional, Diplomacia, Adidâncias e Assessoria Internacional, e Temas de Interesse da Diplomacia e de Defesa. As aulas serão ministradas no auditório do edifício-sede do MD e nas salas de aula da ESG Brasília.

Estagiários

Em 2018, foram selecionados 24 estagiários, sendo 18 militares do Ministério da Defesa (MD), do Comando da Marinha (MB), do Comando do Exército (EB), e do Comando da Aeronáutica (COMAER), e 6 civis da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Gabinete de Segurança da Presidência da República (GSI/PR), da Receita Federal do Brasil (RFB/MF), do Instituto de Relações e Defesa (Inforel), e da Embaixada da Suécia no Brasil.

 

Fonte: www.defesa.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página