Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comandante do Exército discute Projetos Estratégicos no Senado
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Comandante do Exército discute Projetos Estratégicos no Senado

  • Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2015, 23h19

O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, fez uma apresentação para senadores, no dia 24 de setembro, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal. O Comandante detalhou o andamento dos Projetos Estratégicos, levando em consideração as recentes redefinições de prazos e as limitações de orçamento. A audiência, que foi exibida ao vivo pela TV Senado, permitiu a participação dos internautas e foi presidida pelo Senador Aloysio Nunes.

Após a apresentação do Comandante, os senadores fizeram considerações e questionamentos sobre esse tema e outros ligados à Defesa. O Senador Ricardo Ferraço disse que o alargamento dos prazos para a implementação dos Projetos Estratégicos do Exército é um “risco para a segurança do País”, o que pode trazer consequências negativas para diversas áreas. Ele relatou que a comissão participou de um encontro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com as empresas que compõem a Indústria Nacional de Defesa, e a preocupação com a possível descontinuidade dos projetos foi um tema marcante.

Isso porque as empresas realizaram investimentos, contrataram pessoal com base em uma projeção de prazos e orçamentos, que agora foi modificada no contexto da crise econômica e política vivida pelo País. De empresas de grande porte, como a Embraer, a pequenas startups, todas expressam receio diante de um cenário nada animador. Algumas delas dependem de uma cota mínima de produção anual para se manter sustentáveis. Outras preocupações dos senadores, corroboradas pelo Comandante da Força, são a obsolescência tecnológica e a perda de capital intelectual que podem ser provocadas por esse prolongamento dos prazos.

Todos os Senadores presentes – Lasier Martins, Ana Amélia, Edison Lobão, José Agripino, Fernando Bezerra Coelho e Tasso Jereissati – enfatizaram que os Projetos Estratégicos do Exército, especialmente o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), representam soluções para problemas graves da sociedade brasileira, como o narcotráfico, a violência urbana, o tráfico de armas, os crimes transnacionais e diversos outros entraves para a paz social. “A nossa gente não merece passar por isso”, disse o Gen Villas Bôas.

O presidente da CRE, senador Aloysio Nunes, declarou que vai buscar junto ao Ministério da Defesa e ao próprio Exército a definição dos projetos mais prioritários, para que recebam as emendas da Comissão no Orçamento 2016.

Retirado do site : www.eb.mil.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página