Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exercício de Simulação Construtiva aproxima treinamento e realidade, com maior segurança e mais economia (Programa SISOMT)
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Exercício de Simulação Construtiva aproxima treinamento e realidade, com maior segurança e mais economia (Programa SISOMT)

  • Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 16h16

M180618A1Santa Maria (RS) – No período de 11 a 15 de junho, o Comando de Operações Terrestres (COTer) coordenou o Exercício de Simulação Construtiva, intitulado Operação Blindado, com a participação da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), realizado no Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SimACEM) do Centro de Adestramento - Sul (CA- Sul), em Santa Maria (RS).

O Exercício do tipo Simulação Construtiva, também conhecido por "Jogos de Guerra”,  teve por finalidade o adestramento do Estado-Maior da 6ª Bda Inf Bld e das organizações militares diretamente subordinadas, por intermédio da execução de tarefas no Simulador de Comando e Estado-Maior.

O termo “Jogos de Guerra” refere-se a um exercício tático envolvendo tropas e todo o material bélico de dotação, operando sistemas simulados, controlados por agentes reais, normalmente numa situação de comandos constituídos. A ênfase dessa modalidade é na interação entre agentes, divididos em forças oponentes que se enfrentam, reagindo a problemas militares apresentados sob o controle de uma direção de exercício. Seu emprego principal é no adestramento de comandantes e estados-maiores, no processo de tomada de decisão, e no funcionamento de postos de comando e de sistemas de comando e controle, utilizando o software do Sistema COMBATER.

COMBATER é um simulador construtivo para exercícios de simulação, desenvolvido a partir do software francês Sword, pela empresa RustCon. O Combater pode ser utilizado em exercícios de nível Unidade, Brigada e Divisão. Permite simular operações de combate nos diversos ambientes operacionais do território nacional, de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

Nesse contexto, o Exército Brasileiro vem investindo em simuladores e centros de simulação, a exemplo da criação do Centro de Adestramento Sul, em Santa Maria (RS), a fim de aproximar, cada vez mais, o treinamento da realidade, com mais segurança e economia de meios e de tempo.

Fonte: www.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página