Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página


PROGRAMA ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO SISFRON

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

a. Objetivo geral

Dotar o Exército Brasileiro com os meios necessários para exercer o monitoramento e controle da faixa de fronteira terrestre brasileira, com o apoio de sensores, decisores e operadores e de outros meios tecnológicos que garantam um fluxo ágil e seguro de informações confiáveis e oportunas, de modo a possibilitar o exercício do comando e controle em todos os níveis de atuação da Força Terrestre, segundo a sua destinação constitucional.

b. Objetivos específicos

1) Prover as estruturas física e lógica adequadas ao ciclo de Comando e Controle em todos os níveis do processo decisório, contemplando enlaces apropriados para comunicações entre todos os escalões, com capacidade de transmissão compatível com a missão atribuída e com a possibilidade de operar em rede, conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Defesa.

2) Integrar-se ao Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre, cujo órgão central é o Comando de Operações Terrestres, bem como possibilitar a integração entre as Forças e agências.

3) Possibilitar a integração entre as funções de combate da Força Terrestre.

4) Preparar o combatente da Força Terrestre para operar em ambiente de alta complexidade tecnológica, adaptando-o à consciência situacional ampliada e ao conceito da guerra centrada em redes.

5) Consolidar a capacitação nacional em Sistemas de Monitoramento, Vigilância, Reconhecimento e Inteligência, mobilizando a Base Industrial de Defesa e organizações integradoras nacionais, de modo a assegurar independência tecnológica na manutenção, ampliação e perene atualização do sistema.

6) Cooperar com as ações governamentais na promoção das atividades de interesse da defesa nacional, segurança pública, desenvolvimento social e econômico.

 

Fim do conteúdo da página