Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página


PROGRAMA ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO DEFESA CIBERNÉTICA

 

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA 

a. Gerar capacidades e desenvolver doutrina que possibilitem o ingresso do EB no rol de exércitos que detêm capacidade de atuar no espaço cibernético, com os decorrentes benefícios para a atividade de Comando e Controle nos níveis estratégico, operacional e tático.

b. Ampliar e/ou adequar o arcabouço normativo existente para atender às novas necessidades geradas pela inserção do Setor Cibernético nos níveis estratégico, operacional e tático.

c. Implementar a gestão de recursos humanos para identificar, selecionar, capacitar e manter o pessoal para o Setor Cibernético.

d. Dotar o EB da infraestrutura necessária para desenvolver eficazmente todo o espectro de atividades cibernéticas, particularmente visando a proteger e defender os ativos de informação da Força nas áreas de Segurança Cibernética, Defesa Cibernética e Guerra Cibernética.

e. Proporcionar condições para que o Sistema de Ciência e Tecnologia do EB realize a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), nas áreas de interesse do Setor Cibernético, visando à prospecção tecnológica e à pesquisa científica.

f. Conceber e implantar as estruturas de Defesa e Guerra Cibernética do Exército, aproveitando, preferencialmente, as infraestruturas já existentes.

g. Desenvolver a cultura de Segurança da Informação e Comunicações (SIC) em todos os escalões do EB.

h. Promover a interação com projetos congêneres ou similares em desenvolvimento nas outras Forças, no MD, em nível governamental e também em instituições civis públicas e privadas, bem como a interação com a comunidade acadêmica nacional e internacional, na área de SIC.

i. Implementar a estrutura de apoio tecnológico para atender às necessidades do Setor Cibernético.

j. Produzir os conhecimentos que se fizerem necessários à atividade de Inteligência para o EB.

k. Apoiar as operações da Força Terrestre com as atividades cibernéticas.

 

 

Fim do conteúdo da página