Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > AVIAÇÃO > Subprogramas/ Projetos
Início do conteúdo da página


Subprogramas/ Projetos

PROJETOS

1. OBTENÇÃO DA CAPACIDADE DE ATAQUE

Tem por objetivo permitir à Força Terrestre aprofundar o combate, apoiar as Forças de Superfície (capacidades operativas Ação Terrestre e Manobra) e atuar sobre alvos compensadores com precisão, letalidade, profundidade e efeitos adequados(capacidade operativa Apoio de Fogo).

A aeronave de ataque possibilitará atuar. Ainda, em missões de guerra eletrônica, inteligência, reconhecimento armado, vigilância e aquisição de alvos.

O Projeto prevê a aquisição de 12 (doze) aeronaves, com dotação completa de sistemas de armas(metralhadoras, canhões, foguetes e mísseis) e optrônicos (câmera colorida, de visão noturna e infravermelha), simuladores, formação de tripulantes e manutenção por “Contractor Logistics Support – CLS”.

2. MANUTENÇÃO DE CAPACIDADE OPERATIVA DAS AERONAVES DE MANOBRA

Tem por objetivo dotar o Exército de novas aeronaves de médio porte, para substituir as atuais aeronaves de manobra que estão em fase de obsolescência.

Visa ainda reduzir o desequilíbrio entre as frotas de diferentes origens, ampliar as opções logísticas que atendem ao Sistema Aviação do Exército (SisAvEx) e diminuir a dependência de um só fabricante.

Está incluso neste projeto a aquisição de 16(dezesseis) aeronaves, simuladores, formação de tripulantes e manutenção por “Contractor Logistics Support – CLS”.

3. AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE TRANSPORTE LOGÍSTICO

A aquisição de aeronaves de asa fixa capacitará a Força Terrestre a cumprir missões de Pronta Resposta Estratégica (de forma limitada), Comando e Controle (ligação de comando) e Sustentação Logística, particularmente na faixa de fronteira, apoiando os Pelotões Especiais de Fronteira.

O Projeto prevê a aquisição de 12(doze) aeronaves de asa fixa, simuladores, formação de tripulantes e manutenção por “Contractor Logistics Support – CLS”.

4. MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ARMAMENTO AXIAL E IMAGEAMENTO PARA HELICÓPTEROS (SiAAIH)

A modernização de um sistema de armas para as aeronaves AS550A2 “Fennec AvEx” da Aviação do Exército permitirá incrementar a capacidade de inteligência, reconhecimento armado, vigilância e aquisição de alvos, aprimorando o atual “Sistema Olhos da ÁguiaSOA”, aumentando o poder dissuasório do Exército Brasileiro.

Neste Projeto será incorporada na aeronave “Fennec AvEx” a limitada capacidade de emprego armado com foguetes e metralhadoras.

O projeto prevê a aquisição de 20(vinte) sistemas de armas completos, que poderão ser instalados em qualquer uma das 36 (trinta e seis) aeronaves “Fennec AvEx”, ou seja, haverá a possibilidade de utilização de 20(vinte) sistemas com capacidades semelhantes ao “Olhos da Águia”.

Prevê, ainda, a utilização de sistema de simulação de armamento em voo, ou seja, não haverá necessidade de utilização de munição real para o treinamento e adestramento das tripulações quando a aeronave estiver utilizando armamentos axiais. Está contemplada ainda a aquisição de simulador de treinamento em solo para os operadores das câmeras e sistemas de armas em solo, antes da utilização da aeronave em voo.

5. SIMULADOR DE VOO

A implantação do Centro de Simulação, que segue rígidos critérios de normas internacionais de certificação, visa instalar a estrutura física e lógica dos dispositivos de simulação.

O complexo, construído exclusivamente para esta atividade na Base de Aviação de Taubaté, encontra-se pronto para receber os dispositivos e equipamentos previstos para este Projeto.

O Projeto prevê o desenvolvimento de software e hardware de um “Full Flight Simulator” da aeronave AS365K2 “Super Pantera.

AÇÕES COMPLEMENTARES:

 

1. AÇÃO COMPLEMENTAR DE INFRAESTRUTURA

Esta ação complementar visa a construir, ampliar e reformar a infraestrutura do Sistema de Aviação do Exército, adequando-a as novas capacidades exigidas de Avição do Exército. Também visa a concluir o Plano Diretor das Organizações Militares de Aviação do Exército.

2. AÇÃO COMPLEMENTAR DE MODERNIZAÇÃO DAS AERONAVES ESQUILO/FENNEC E PANTERA

Completar o processo de modernização de aeronaves, de modo a estender a vida útil da frota de Esquilo/Fennec e Pantera e manter as atuais capacidades de reconhecimento, instrução e emprego geral.

Fim do conteúdo da página